Câmara Municipal de Piúma

Piúma, 28 de junho de 2017 Fale Conosco
Você sabia?
Painel do site
Imprimir Email

Institucional

Geografia

por Procuradoria

01/01/2014 10:07

GEOGRAFIA DE PIÚMA*


Piúma é um município localizado no litoral sul do estado do Espírito Santo limitando-se ao noroeste com o município de Iconha, ao norte e leste com o município com Anchieta, ao oeste com o município de Rio Novo do Sul e ao sul com Itapemirim. Ao sudeste limita-se com o Oceano Atlântico. Alguns de seus marcos limítrofes mais importantes são: o Monte Aghá, a Rodovia BR-101 e a Rodovia Jorge Feres (ES-375).

Banhado pelo Oceano Atlântico, é conhecido por suas praias que, durante o verão, são destinos de turistas, principalmente do estado de Minas Gerais. O município está a 96 km da capital do estado, Vitória, localizando-se nas coordenadas 20° 50' S (latitude) e 40° 43' O (longitude). Com território de aproximadamente 75 km², é o menor município do estado.


 

População

Apesar de sua pequena população, 18.123 habitantes, sua densidade demográfica é relativamente alta: 242 hab/km². Isso se deve, naturalmente, à sua pequena área territorial. A população de Piúma concentra-se no meio urbano, com um total de 17.449 habitantes. A população rural identificada pelo IBGE soma o montante de 674 habitantes. Apesar disso, a maior parte de seu território é classificada como zona rural. Nesse espaço são praticadas atividades como o plantio de frutas, café e a pecuária bovina.


 

Divisão Administrativa

A divisão administrativa do município permite a identificação de 8 comunidades: São João de Ibitiba, Aghá, Morro do Aghá, Itinga, Orobó, Taquaral, Aparecida, Portinho e Piúma (sede).


 

O Rio Piúma

Consideramos “cidade” a parte urbana de um município. Ao redor da cidade de Piúma, corre o Rio Piúma, que é formado pelo encontro do Rio Iconha com o Rio Novo. Esse rio se divide em dois braços: o braço norte desagua na Praia Doce, em um local denominado Boca da Barra; o braço sul, desagua nas proximidades da Praia Maria Neném, no bairro Monte Aghá. Dessa forma a cidade de Piúma ficou cercada pelo rio e pelo mar, podendo ser considerada uma ilha.

O rio é largamente utilizado pelos pescadores, uma vez que as embarcações atracam em pequenos portos localizados nas águas desse rio e não diretamente no mar.


 

As ilhas

As ilhas que estão próximas a Piúma são conhecidos elementos de sua paisagem. Todas as ilhas foram tombadas como patrimônios naturais e apresentam potencial turístico ambiental.

A Ilha dos Cabritos é a mais distante do continente. Apresenta vegetação nativa de mata Atlântica e uma praia de águas muito claras. A Ilha do Meio localiza-se entre as ilhas do Gambá e dos Cabritos. É visitada principalmente com a finalidade de pesca de lazer. Em determinadas combinações de marés muito baixas, devido ao relevo marítimo bastante plano, é possível ser acessada em passeios curtos pela água, sem a necessidade de utilizar embarcações.

A Ilha do Gambá é a mais frequentada por turistas e moradores, isso devido ao fácil acesso. Entre a Ilha e o continente foi criado um tômbolo, que permite inclusive o acesso de veículos.

As ilhas se apresentam como barreias naturais à força das marés que vão de encontro com o continente, possibilitando a existência de uma praia continental, de certa forma, rasa e com ondas brandas, o que atrai muitas famílias com crianças pequenas.


 

As Praias

Entre os elementos da paisagem natural de Piúma, as praias se destacam pela atração que exerce sobre os turistas. As praias mais conhecidas são aquelas localizadas na sede, mas Piúma possui outras, menos frequentadas pelos turistas.

Ao pé do Monte Aghá, nos limites do município, está a praia do Aghá. No bairro Monte Aghá II, próxima à praia do Aghá, encontra-se a praia Maria Neném sem muitas intervenções urbanísticas.

Na sede do município estão a praia do Corujão, Central, Acaiaca e dos Coqueiros, além da Praia Doce.

A Praia Doce é uma enseada formada na foz do rio Piúma. Mais a leste do município localiza-se a praia do Portinho, conhecida como praia do Pau Grande. Por ser mais distante da sede, foi pouco ocupada e alterada, mantendo suas características naturais.


 

O Relevo

Por se tratar de uma planície costeira, a topografia do município é predominantemente plana, com altitude média de 2 m em sua sede. No interior apresenta certas irregularidades, com pequenas elevações. No Vale do Orobó, figura uma planície fluvial, sazonalmente inundada pelo rio Piúma. Destaca-se no relevo do município o Monte Aghá, um afloramento cristalino com 340 m de altitude, localizado nas proximidades da Praia do Aghá, no limite com o município de Itapemirim.

Esse afloramento é objeto de admiração por turistas e moradores, pela sua beleza e opulência na paisagem costeira. Tombado como patrimônio paisagístico, o monte é destino de passeios de moradores e turistas. Os passeios ao topo do monte permitem uma vista panorâmica da paisagem do município e até mesmo dos municípios vizinhos. Do alto pode-se observar a predominância absoluta da planície costeira na região.

O Monte Aghá é um afloramento fruto da solidificação de material magmático, fortemente agredido por ação erosiva. A ação do intemperismo e da erosão deu ao monte o aspecto que conhecemos e admiramos.


 

O Clima e a Vegetação

Por localizar-se inteiramente na zona térmica tropical, Piúma apresenta clima tropical quente. Além disso, por suas baixas altitudes, apresenta clima mais quente e seco que aquelas regiões de maior altitude do estado.

Piúma apresenta formações vegetais do bioma Mata Atlântica. Apresenta vegetação de floresta tropical, restinga e manguezais.

O manguezal ocorre no rio Piúma, que rodeia a cidade. A presença de água salgada, em função do encontro com o mar, permite a formação do delicado ecossistema.


 

* Informações extraídas do livro “História e Estórias de Piúma”, lançado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piúma (IHGP) em 2014, com autorização do mesmo. Mais informações sobre o IHGP, acesse http://ihgpiuma.wix.com/inicial



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • CÂMARA MUNICIPAL DE PIÚMA Avenida Isaías Scherrer, 42, 2º Andar - Centro, Piúma - ES - CEP: 29285-000 - Telefone: (28) 3520-2100

      © Todos os direitos reservados à Câmara Municipal de Piúma - Horário de atendimento ao Público: 12:00 às 18:00 segunda à sexta

    • Desenvolvido por Actcon.net